A Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Uesc estarão promovendo de 7 a 11 de dezembro, das 10h às 12h, nas plataformas digitais do Youtube e Zoom, o 2º Seminário Novos Gestores, visando orientar e capacitar os novos prefeitos e prefeitas para uma gestão de qualidade e eficiente no mandado de 2021 a 2024.

De acordo com o presidente da Amurc, Aurelino Cunha, o Seminário pretende discutir com os atuais e futuros gestores uma nova perspectiva de pensar a gestão pública do Território Litoral Sul no período de 2021 – 2024. A ideia é fazer com que a Administração Pública Municipal estabeleça uma interface maior com as esferas de governo, a sociedade civil e a iniciativa privada.

Entre os objetivos do evento, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga cita a finalidade de informar os novos gestores sobre a importância da Associação e do Consórcio Público na Gestão Municipal, enquanto elemento de impulsionamento político e de atendimento às demandas dos municípios e da população, ressaltando ainda, o trabalho das instituições frente a pandemia.

Alinhado a isso, serão debatidas alternativas coletivas para que a gestão pública possa viver o “novo normal”, apresentar aos gestores (as), as parcerias desenvolvidas para atendimento às demandas dos municípios associados e consorciados. E, ao mesmo tempo, orientar e capacitar os novos gestores (as) eleitos (as) para que desenvolvam uma gestão pública de qualidade e eficiente, ao longo do mandato, tendo em vista o novo cenário.

Para o reitor da Uesc, Alessandro Santana e o vice-reitor Maurício Moreau, o Seminário marca mais um momento importante na história da região cacaueira, com destaque para a parceria exitosa e de muitos anos, entre a Amurc e a Uesc. No momento será apresentada a estrutura da Universidade, com seus programas e projetos, dentre os quais, o Programa AGIR (Apoio Institucional e Gerencial às Prefeituras do Território Litoral Sul) e o Amaná, em parceria com a Associação.