A Policlínica Regional de Itabuna, que atende 29 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, já realizou cerca de 16.500 exames e consultas desde que foi reaberta, em junho, depois de paralisar os atendimentos por três meses devido à pandemia da Covid 19. Para reiniciar as atividades, já que o novo coronavirus continua ativo, foram adotados protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde e referenciados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo equipamento, em parceria com prefeituras conveniadas.

A policlínica atende nas especialidades de Anestesiologia, Urologia, Gastroenterologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Angiologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Colonoscopia, Ergometria, Dermatologia, Radiologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Ginecologia, Endoscopia e Ortopedia.
O transporte dos municípios até a unidade, em Itabuna, é feito através de micro-ônibus cedidos pelo Governo do Estado.

A diretora geral da Policlínica, Elizia Meire Ribeiro Couto, destaca que antes do embarque nos veículos, é feita triagem nos municípios, “de forma que pessoas com sintomas gripais não embarquem no transporte, e o condutor fornece orientações a todos os pacientes e acompanhantes sobre as medidas de precaução para o Covid-19”. Os passageiros são orientados a permanecerem sentados e evitar o deslocamento desnecessário dentro do transporte; as janelas são mantidas abertas visando à circulação de ar no veículo e o ar condicionado não é utilizado.

Ainda com relação ao transporte, só embarcam os pacientes e acompanhantes que estiverem usando máscaras faciais, é disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos durante o transporte e o veículo é limpo e desinfetado diariamente.

A Policlínica Regional de Itabuna atende os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.