
LIDICE DA MATA PROPÕE AUDIÊNCIA PUBLICA PARA DISCUTIR SURGIMENTO DE MONILÍASE NA LAVOURA CACAUEIRA

Monolíase reapareceu em lavouras de cacau do Acre, mas preocupara também produtores baianos; governo estadual estabeleceu diretrizes
O ressurgimento da monilíase em lavouras do Acre levou a deputada federal baiana Lídice da Mata (PSB-BA) a propor uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara sobre o problema. Segundo a parlamentar socialista, a praga causa perda significativa da produtividade e preocupa também os produtores de cacau da Bahia.
Na segunda-feira, Lídice participou de reunião com representantes da Secretaria da Agricultura e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia. O governo estadual e estabeleceu diretrizes visando o fortalecimento da defesa fitossanitária.
“Mas é preciso que haja uma ação nacional para que o Brasil tome as medidas necessárias de defesa para esta praga, que estava ausente no Brasil até o início deste mês. Por isso, estamos convidando representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Confederação Nacional da Agricultura e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, além dos cacauicultores”, disse.