Uma nova etapa do projeto Semeando Leitores e Leituras, do Colégio Vitória, em Ilhéus, foi iniciada em setembro e está em reta final de atividade. A equipe organizadora está coletando obras literárias doadas pela população, até o dia 31 de outubro, para posterior distribuição dos livros nas ruas da cidade. Um presente, em plena primavera, para levar luz e alegria a mentes e corações da comunidade ilheense.

O local da entrega, nesta etapa, já foi definido: será na Feira do Malhado, no sábado, no primeiro dia de novembro. O objetivo é beneficiar os potenciais leitores que já frequentam o local no dia de feira, mas, também, os moradores de distritos que se deslocam para a área urbana para fazer suas compras.

“Livro é ferramenta de promoção da cidadania. Com muito prazer realizamos essa ação, sabendo que podemos deixar a marca da leitura na vida das pessoas, principalmente neste caso, em que os beneficiados têm ainda menos acesso aos livros, como acontece nas áreas rurais”, explica a diretora do Vitória, Ana Melo.

Como participar

Para distribuir os livros, a equipe precisa da sua doação de obras literárias. Para isso, basta se dirigir à sede do Colégio Vitória e deixar sua doação na portaria da instituição. O endereço é Av. Crispim Jorge Dias Carilo, n. 388 – Conquista. Outros pontos de coleta são a loja Maria Pimenta, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 69 – Centro e o Curso Zênite, na Av. Soares Lopes, 1210 – Centro.

Semeando Leitores

Em sua terceira edição, este ano, o projeto incentiva a leitura de obras literárias e a formação de novos leitores, além de desenvolver a empatia e a solidariedade nos estudantes. O ponto de partida do projeto foi o dia 16 de abril, quando estudantes da primeira série do Ensino Médio saíram às ruas do bairro da Conquista, nas imediações do colégio, com parada na Praça Santa Rita e no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.