Anunciado como uma das principais prioridades para o ano de 2024, a primeira viagem presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva pelo Brasil já tem data e destinos definidos: Bahia, Pernambuco e Ceará compõem o itinerário dessa incursão inicial.

Após dedicar a primeira quinzena de janeiro a eventos em Brasília e decisões governamentais, Lula está programado para desembarcar na quinta-feira, 18, em Salvador. Na capital baiana, ele participará da cerimônia de assinatura para a implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial do estado (Senai-Cimatec).

No mesmo dia, seguirá para Paulo Afonso, no interior da Bahia, para a inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Posteriormente, sua agenda inclui uma visita a Ipojuca, no litoral pernambucano, onde está prevista a inspeção da refinaria Abreu e Lima (Rnest) da Petrobras. Parte da conclusão das obras desta unidade está contemplada no novo PAC, lançado por Lula no ano passado. Inicialmente, a refinaria, proposta em 2005 com a participação da estatal de petróleo venezuelana PDVSA, teve sua construção interrompida em 2015 devido às investigações da Operação Lava Jato.

Na sexta-feira, 19, o presidente seguirá para Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, para participar da Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

No mesmo dia, Lula também desembarcará em Fortaleza para o lançamento da pedra fundamental do campus estadual do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino mais renomadas do país. O ministro da Defesa, José Múcio, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), aliado político de Lula, também devem estar presentes no evento.