A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo no World University Rankings 2026, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais respeitadas avaliações acadêmicas internacionais.

A notícia foi publicada no site oficial da instituição. O resultado veio através de um levantamento que analisou o desempenho de mais de 2 mil universidades de 115 países.

O ranking da Times Higher Education avalia as universidades com base em cinco critérios principais: qualidade do ensino, infraestrutura e ambiente de pesquisa, impacto e relevância da produção científica, relações com o setor produtivo e nível de colaboração internacional. Esses indicadores ajudam a medir o desempenho acadêmico e científico, além de destacar a importância das instituições para a sociedade, tanto local quanto globalmente.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ligou para o reitor Alessandro Fernandes para parabenizar a UESC pela conquista. Ele ressaltou o orgulho do governo com o desempenho das universidades públicas do estado, afirmando que elas demonstram o compromisso da Bahia com a educação, a ciência e o desenvolvimento sustentável da região.