Nesta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará a cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Itabuna nas eleições de 6 de outubro. O evento, marcado para as 8h30min no Teatro Candinha Doria, simboliza o último ato oficial antes da posse, que ocorre em 1º de janeiro.

Pela primeira vez na história de Itabuna, um prefeito reeleito será diplomado. Augusto Castro (PSD) garantiu a vitória com uma ampla vantagem de 35,7 mil votos, consolidando sua liderança no município. Ele terá como vice-prefeito Júnior Brandão (PV), ex-vereador e ex-secretário municipal, que substitui Enderson Guinho (UB). Guinho rompeu com Augusto durante o mandato e apoiou o deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD), segundo colocado na eleição.

Além do prefeito e vice, os 21 vereadores eleitos também receberão seus diplomas na cerimônia. A composição da nova Câmara Municipal inclui representantes de diversos partidos, refletindo a pluralidade do eleitorado itabunense. Entre os eleitos estão Manoel Porfírio (PT), Erasmo Ávila (PSD), Wilma Oliveira (PCdoB), Thales Silva (Republicanos), e Babá Cearense (PP), entre outros, que formarão o legislativo a partir de janeiro.