Por determinação do prefeito Mário Alexandre, representantes do Executivo e do setor de transporte se reuniram na última segunda-feira (30) para dialogar sobre a atual situação do transporte público no município. A pauta girou em torno das principais demandas apresentadas para garantir o bom funcionamento do serviço, bem como uma atuação enérgica, tendo em vista as mudanças necessárias ao sistema de transporte coletivo.

Na ocasião, foi realizada a eleição para escolha dos membros responsáveis por conduzir os trabalhos, em cumprimento à legislação. Sancionada em 2018, a Lei nº 3.979, que altera Lei n° 3.730/2015, estabelece funções inerentes ao órgão, cujas modificações acrescentam caráter de assessoria e deliberativo, sem direito a remuneração por suas atividades, às competências atribuídas ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMUTRAN).

O COMUTRAN é incumbido de atuar em todas as áreas de transporte e trânsito do município. Durante a reunião, a nova diretoria foi eleita e tomou posse para o biênio 2023-2024, tendo Jailson Nascimento no cargo de presidente, Hermano Fahning como vice-presidente e Fernanda Reis à frente da secretaria.

“A reativação do Conselho Municipal de Transporte de Ilhéus é crucial, porque muitas coisas estão acontecendo na cidade e precisam ser discutidas pelas entidades de classe e associações. O prefeito Mário Alexandre tem esse olhar atento e se preocupa em oferecer um serviço de qualidade à população”, disse Jailson Nascimento.

Na próxima semana será convocada nova reunião do COMUTRAN, dando início às atividades. O presidente reitera que a partir de agora as necessidades do município serão discutidas e avaliadas em prol de melhoria da circulação do transporte público em todas as localidades. “Além de ser uma ferramenta de participação de todos os setores da sociedade nos debates sobre transporte, o conselho será recriado sem ônus para a administração pública”.

Participaram do encontro os secretários Átila Docio (Infraestrutura); Mozart Aragão (Casa Civil); o assessor técnico especial, Diego Danton; e representantes das empresas de transporte público do município e demais entidades ligadas ao setor.