Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Um novo aplicativo de celular idealizado por cientistas holandeses tem mostrado resultados promissores na detecção da Covid-19 e promete ter maior precisão do que os testes rápidos disponíveis em farmácias.

O app utiliza inteligência artificial para detectar alterações sutis na voz do indivíduo e indicar a presença – ou não – do vírus causador da doença em menos de um minuto. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (5) no congresso internacional da Sociedade Respiratória Europeia, em Barcelona, na Espanha.

Os pesquisadores afirmam que o vírus da doença geralmente afeta o trato respiratório superior do paciente, atingindo as cordas vocais e levando a mudanças sutis na voz. De acordo com o grupo de cientistas, a acurácia do diagnóstico é de 89% em casos positivos e 83%, em negativos, representando resultados melhores do que os exames de farmácia, cuja precisão varia de acordo com a marca disponível.

Os cientistas desenvolveram modelos diferentes de inteligência artificial e avaliaram qual foi melhor na classificação de casos de Covid-19. Eles também usaram uma técnica de análise que identifica diferentes características da voz, como volume, potência e variação ao longo do tempo, descartando possíveis fatores que poderiam influenciar na detecção da doença.

No trabalho de pesquisas para a formulação do aplicativo, os cientistas avaliaram um banco de dados da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com 893 amostras de áudio de cerca de 4 mil participantes saudáveis ​​e não saudáveis. Deles, 308 já haviam testado positivo para a Covid-19. Os participantes instalaram o aplicativo no celular e preencheram informações a respeito de dados demográficos, histórico médico e tabagismo. Em seguida, os voluntários foram instruídos a gravar sons respiratórios como tosse, respiração profunda pela boca, e ler uma frase curta.