
:: 23/fev/2022 . 16:56
MANUEL VITÓRIO: GOVERNO FEDERAL DEVE 500 MILHÕES À BAHIA

Manoel Vitório-Secretário da Fazenda da Bahia
O radialista Rildo Mota entrevistou nesta quarta 23/02 o Secretário Estadual da Fazenda Manoel Vitório. Na entrevista o secretário da falou que entre 2015 e 2021, a Bahia registrou uma economia real de R$ 9 bilhões em despesas com a manutenção da máquina pública, a exemplo de água, energia, material de consumo, combustíveis, viagens, tecnologia da informação, periódicos, contratos de prestação de serviços, entre outros. A economia foi obtida por meio do programa de Qualidade do Gasto Público.
Segundo Vitório no mesmo período a Bahia já investiu 18 bilhões de Reais em áreas como infraestrutura, mobilidade, estradas, saúde, educação, segurança e agricultura, entre outras. A Bahia tem mantido nos últimos anos o segundo lugar em investimentos públicos entre os estados brasileiros, a despeito das dificuldades de acesso a operações de crédito e das sucessivas crises econômicas brasileiras nos últimos anos. A Bahia mantém-se atrás apenas de São Paulo.
O Secretário também afirmou além de promover investimentos e estar preparada para ações emergenciais como o socorro às vítimas das chuvas, a Bahia assegurou em 2020 e 2021, por meio do programa Estado Solidário, os recursos para combate aos efeitos da pandemia e para suporte aos baianos afetados pelos efeitos econômicos da crise sanitária. Também acaba de conceder um dos maiores reajustes salariais para o funcionalismo entre os estados brasileiros. Este conjunto de iniciativas foi possível graças ao Modelo Bahia de Gestão, que assegura o equilíbrio das contas estaduais e envolve, além de ações de qualidade do gasto, a modernização do fisco e o combate à sonegação.
Um pontos de maior surpresa da entrevista foi quando o titular da Fazenda da Bahia Manoel Vitório, afirmou que o Governo Federal deve à Bahia mais de 500 milhões de Reais, recursos que fazem falta para que o estado pudesse fazer ainda mais investimentos que beneficiariam milhões de baianos.
- 1