WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

São José recebe equipe de Salvador para implantação de balão intragástrico

O Hospital São José receberá neste sábado, 29, uma equipe de médicos especializados de Salvador para realizar a implantação do balão intragástrico em pacientes obesos. A ação integra um programa voltado ao tratamento de superobesidade, condição que gera comorbidades graves e eleva significativamente o risco de morte.

A implantação do balão intragástrico Allurion é indicada especialmente para pacientes que apresentam IMC extremamente elevado e que, por esse motivo, também enfrentam limitações físicas e psicossociais, incluindo mobilidade reduzida, isolamento e comprometimento até mesmo de tarefas básicas do cotidiano. Esses pacientes costumam ter risco anestésico elevado, o que muitas vezes inviabiliza procedimentos cirúrgicos convencionais.

O programa prevê o uso de uma tecnologia avançada que utiliza inteligência artificial e permite a implantação do balão sem necessidade de anestesia, endoscopia ou cirurgia. O procedimento ocorre com o paciente acordado, que deglute a cápsula-balão com auxílio de água. Após posicionada no estômago, a cápsula é insuflada com solução própria do kit Allurion, com acompanhamento radiológico, e o dispositivo se biodegrada completamente após aproximadamente seis meses, eliminando a necessidade de retirada médica.

Além do dispositivo, os pacientes receberão um kit com balança de bioimpedância, o fio guia. O acompanhamento será feito em tempo real, de forma remota, por até oito meses, permitindo o registro contínuo de dados de evolução clínica e proporcionando maior segurança e eficácia no tratamento.

A iniciativa é uma parceria entre o Hospital São José, a ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) e o IFEC Instituto Falcão de Endoscopia e Cirurgia de Salvador, sob responsabilidade do Dr. Marcelo Falcão. O programa conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Jorge Solla.

Segurança fortalecida: Deputada Soane Galvão e Marão celebram investimentos de cerca de R$ 2 milhões destinados a Ilhéus e região pelo Governo do Estado

Ilhéus e toda a região sul da Bahia deram mais um passo importante na consolidação de uma agenda contínua de segurança pública. Durante o lançamento da Operação Verão 2026, realizado nesta quarta-feira (26), em Salvador, o Governo do Estado entregou 128 novas viaturas, reafirmando o compromisso com a proteção dos baianos. Entre os municípios contemplados, Ilhéus se destacou com um reforço de sete novos veículos, fruto direto da indicação da deputada estadual Soane Galvão.

Representando Soane no ato oficial, Marão reforçou o papel decisivo da parceria entre o mandato da deputada e o Governo da Bahia na ampliação dos investimentos para a região. O município foi contemplado com:

• 2 unidades Ford Ranger
• 1 unidade Furgão (Base Móvel)
• 4 unidades Renault Duster

A destinação fortalece o trabalho da Polícia Militar e amplia a capacidade de resposta nas áreas urbanas e rurais, garantindo uma sensação de mais segurança para a população ilheense.

Em sua fala, Marão destacou a importância desses investimentos:

“A gente agradece ao governador Jerônimo Rodrigues por mais esse reforço para Ilhéus e região. É um investimento que salva vidas, que dá mais condições de trabalho para a nossa polícia e que chega em boa hora. Segurança pública se constrói com presença, estrutura e parceria, e é isso que estamos reforçando aqui hoje.”

A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, Coronel Magalhães, e do comandante da CPR-Sul, Coronel Ferreira Lopes, que reafirmaram que o Governo segue ampliando o maior pacote de modernização da segurança pública da história do estado.

Além de Ilhéus, outros municípios importantes, como Itabuna e Vitória da Conquista, também foram beneficiados, atendendo as indicações da deputada estadual Soane Galvão.

Com a chegada da nova frota, a expectativa é de que as ações de patrulhamento sejam ainda mais eficientes, consolidando uma política pública voltada para o fortalecimento das forças de segurança e a paz social na Bahia.

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º), com 493 votos favoráveis e nenhum contrário, o texto-base do projeto de Lei (PL) 1.087/2025, que prevê isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas com renda mensal de até R$ 5 mil e desconto para quem ganha até R$ 7.350 mensais. 

A proposta, encaminhada pelo governo federal, ainda terá que ser aprovada no Senado, antes da sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor.

A redução do IR foi uma promessa de campanha de Lula em 2022. Enviado para a Câmara em março, o texto foi aprovado em uma comissão especial que analisou o texto.

Atualmente, são isentos do imposto quem ganha até R$ 3.036. O projeto determina que, em 2026, as pessoas que ganham até R$ 5 mil, terão um desconto mensal de até R$ 312,89, de modo que o imposto devido seja zero. Já quem ganha de R$ 5.000,01 até R$ 7.350,00, o desconto será de R$ 978,62.

Segundo o governo, com a aprovação da proposta,serão beneficiados com a isenção mais de 26,6 milhões de contribuintes, em 2026.

Após a aprovação unânime, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou que a aprovação é um dia histórico para o país e para o Parlamento.

“Aqui demonstramos que quando o tema é o bem-estar das famílias brasileiras, não há lados, nem divisões. É interesse do país acima de qualquer diferença”, disse. “A Câmara dos Deputados sabe ouvir, decidir e estar ao lado do Brasil”, acrescentou.

Itabela recebe Soane Galvão e Marão de braços abertos e celebra conquista de viatura para reforçar a segurança

Itabela viveu dias de acolhimento, diálogo e esperança. Entre os dias 25, 26 e 27 de setembro, a deputada estadual Soane Galvão e o ex-prefeito Marão estiveram no município ao lado do vice-prefeito Zé Sossai e dos vereadores Alex da Paz, Kamilly Vieira e Pequeno.

De braços abertos, a comunidade recebeu a comitiva, que visitou famílias, conversou com moradores e esteve presente em diferentes localidades do município. O sentimento foi de proximidade e confiança, reforçando os laços entre representantes e população.

“A energia do povo de Itabela é algo que nos emociona. O carinho e a receptividade nos dão ainda mais motivação para continuar trabalhando pelo município”, destacou Soane Galvão.

Marão também falou sobre a importância desse contato direto com as pessoas:

“É no olhar e na palavra do cidadão que entendemos nossas missões. Itabela nos recebeu com tanto afeto que saímos ainda mais comprometidos com sua gente”, disse o ex-prefeito.

Esse clima de união ganha ainda mais força com uma boa notícia para a cidade: Itabela está entre os municípios contemplados com uma nova viatura policial, que será entregue no próximo dia 1º de outubro, em Teixeira de Freitas, durante agenda do governador da Bahia.

A conquista foi resultado do trabalho conjunto da deputada Soane Galvão, do ex-prefeito Marão, do vice-prefeito Zé Sossai e dos vereadores Alex da Paz, Kamilly Vieira e Pequeno, que haviam solicitado o reforço para a segurança local.

Assim, o laço comunitário construído durante os dias de visitas se soma à celebração de mais uma vitória para o povo de Itabela: a garantia de mais segurança e cuidado com a cidade.

Ministro André Mendonça assume relatoria dos inquéritos do INSS no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta segunda-feira (25), que o ministro André Mendonça será o novo relator das investigações que apuram supostas irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão ocorreu após determinação do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que mandou redistribuir os inquéritos por meio de sorteio eletrônico, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Como estava antes

Até então, os processos relacionados ao caso estavam sob a condução do ministro Dias Toffoli. Ele havia assumido a análise de diferentes frentes da investigação por considerar que havia “conexão” entre elas, o que, na prática, centralizou os desdobramentos do escândalo em seu gabinete.

A estratégia foi contestada pela PGR, que argumentou não existir prevenção formal que justificasse a concentração. Segundo a Procuradoria, o rito regimental exigia que a distribuição fosse feita de forma aleatória, como ocorre em outros casos sem relação direta entre si.

A decisão de Barroso

Ao analisar a manifestação, Barroso concordou com o posicionamento do Ministério Público e ordenou que o sistema interno do STF realizasse o sorteio. O procedimento apontou Mendonça como novo relator. Com isso, Toffoli deixa de ser o responsável exclusivo pelo tema, e todas as medidas relacionadas ao andamento das apurações passam agora para a alçada do novo ministro.

O papel de Mendonça daqui pra frente

Cabe ao relator decidir sobre pedidos de diligência, autorizar eventuais quebras de sigilo, homologar colaborações premiadas e definir quais pontos demandam manifestação do plenário da Corte. Além disso, é ele quem fará a interlocução direta com a PGR em cada etapa do inquérito.

Fontes do STF avaliam que a mudança deve imprimir um novo ritmo às investigações, já que Mendonça tende a adotar um estilo mais técnico e menos político em relação a casos de grande repercussão.

O impacto político

O escândalo no INSS é considerado um dos maiores já identificados na máquina pública nos últimos anos, com suspeitas de fraudes bilionárias em benefícios e contratos. A redistribuição da relatoria é vista como uma vitória para a PGR, que vinha defendendo maior transparência no processo de escolha do relator.

No meio político, a alteração também repercute: parte da classe política enxergava em Toffoli uma condução mais previsível, enquanto Mendonça, indicado ao STF em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro, ainda é visto como um ministro de perfil mais reservado e jurídico.

O que esperar

Especialistas acreditam que os próximos meses serão decisivos para definir se haverá denúncias formais contra investigados e quais autoridades podem ser diretamente implicadas. Como os inquéritos envolvem possíveis crimes de corrupção, fraude e desvio de recursos, a tendência é que o processo continue a ocupar espaço central nas disputas políticas e jurídicas em Brasília.

CPMI do INSS realiza votação para convocação de ex-ministros e ex-presidentes do INSS nesta terça-feira(26)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, nesta terça-feira (26), sua primeira votação de requerimentos. A pauta inclui a convocação de ex-ministros da Previdência, ex-presidentes do órgão e outras autoridades ligadas ao sistema previdenciário.

Ao todo, estão em análise 35 requerimentos, além da definição do plano de trabalho do colegiado e da escolha do vice-presidente da comissão. A CPMI foi instalada após denúncias de descontos irregulares em aposentadorias e pensões, que, segundo estimativas, geraram prejuízos de cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Ex-ministros na mira

O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União–AL), propôs a convocação de três ex-ministros da Previdência:

  • Eduardo Gabas, que comandou a pasta no governo Dilma Rousseff;

  • José Carlos Oliveira, que ocupou o cargo durante a gestão Jair Bolsonaro, quando a área estava vinculada ao Ministério do Trabalho;

  • Carlos Roberto Lupi, último a exercer a função no governo Lula.

Dez ex-presidentes do INSS

Além dos ex-ministros, o relator também solicitou o comparecimento de dez ex-presidentes do INSS, que estiveram à frente do órgão em diferentes períodos, entre 2012 e 2025:

  • Lindolfo Neto de Oliveira Sales (2012–2015)

  • Elisete Berchiol da Silva Iwai (2015–2016)

  • Leonardo de Melo Gadelha (2016–2017)

  • Francisco Paulo Soares Lopes (2017–2018)

  • Edison Antônio Costa Britto Garcia (2018–2019)

  • Renato Rodrigues Vieira (2019–2020)

  • Leonardo José Rolim Guimarães (2020–2021)

  • Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (2022–2023)

  • Glauco André Fonseca Wamburg (2023)

  • Alessandro Antonio Stefanutto (2023–2025)

Investigação técnica e imparcial

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos–MG), afirmou que a condução dos trabalhos será técnica e isenta. Ele defendeu que todos os responsáveis pelo comando do INSS e da Previdência nos últimos anos sejam ouvidos, garantindo igualdade no tratamento dos diferentes governos.

Já o relator, deputado Alfredo Gaspar, destacou que a comissão não pretende selecionar alvos de forma política. “Se for necessário ouvir um ex-presidente da República, todos devem ser chamados. O que buscamos é esclarecer as responsabilidades de cada gestão diante de um esquema que prejudicou milhões de beneficiários”, disse.

Apoio de órgãos de fiscalização

Além das convocações, a CPMI deve votar pedidos de cooperação com órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o próprio INSS. Entre as medidas que poderão ser adotadas está a quebra de sigilos de pessoas e instituições investigadas, considerada essencial para mapear as irregularidades.

Próximos passos

A expectativa é de que as reuniões da comissão ocorram duas vezes por semana. Com a definição do vice-presidente e do plano de trabalho, o colegiado deve iniciar, já nos próximos dias, a fase de oitivas. A investigação deve se estender pelos próximos meses e tem potencial de impactar a condução das políticas previdenciárias no país

Banco do Brasil denuncia Eduardo Bolsonaro por declarações consideradas falsas

 

O Banco do Brasil (BB) protocolou, no dia 24 de agosto, uma denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto à Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). A medida foi motivada por postagens feitas pelo parlamentar nas redes sociais que, segundo a instituição, divulgam informações inverídicas capazes de comprometer a credibilidade do banco e gerar instabilidade financeira.

Em uma das mensagens apontadas no ofício, Eduardo Bolsonaro afirmou que o Banco do Brasil “seria cortado das relações internacionais e caminharia para a falência”. Para a direção do BB, trata-se de uma acusação sem fundamento, que coloca em risco a segurança dos correntistas e pode incentivar saques em massa, criando um ambiente de insegurança desnecessário

Defesa da instituição

A direção da instituição financeira ressaltou que não irá se omitir diante de ataques que prejudiquem sua imagem ou o funcionamento do sistema bancário nacional. O banco garantiu que adotará todas as providências legais para proteger tanto sua reputação quanto a estabilidade de suas operações.

Repercussão política

O caso ganhou destaque também no cenário político. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao comentar sobre o episódio, não citou diretamente o deputado, mas destacou que a disseminação de notícias falsas contra empresas públicas faz parte de uma estratégia de enfraquecimento das instituições brasileiras. Para o ministro, esse tipo de ação coloca em risco não apenas a imagem do Banco do Brasil, mas também a confiança no sistema financeiro como um todo.

O que está em jogo

O episódio evidencia o impacto que discursos políticos podem ter sobre a economia. Ao se tratar de um banco estatal, rumores sobre sua estabilidade podem gerar efeitos imediatos entre investidores e clientes, aumentando a responsabilidade de figuras públicas em suas declarações.

Além disso, a iniciativa do Banco do Brasil abre caminho para um debate sobre a necessidade de responsabilização de autoridades eleitas quando suas manifestações ultrapassam o campo da crítica política e passam a ameaçar a segurança de instituições estratégicas.

Suspeitos de triplo homicídio na Praia dos Milionários são identificados pela polícia

Três homens apontados como suspeitos de envolvimento no assassinato de três mulheres em Ilhéus, no sul da Bahia, já foram identificados pela Polícia Civil. De acordo com informações da TV Bahia, eles estariam escondidos em uma região de mata e continuam sendo procurados.

As vítimas — Alexsandra Suzart, Maria Helena do Nascimento e Mariana Bastos — desapareceram em 15 de agosto, quando saíram para passear com um cachorro. No dia seguinte, os corpos foram localizados em uma área de vegetação na Praia dos Milionários.

O laudo pericial revelou que as mulheres foram atacadas com golpes de faca, todos com características semelhantes na região do pescoço. Também foram encontrados sinais de ferimentos provocados por cacos de vidro.

A investigação considera a participação de pelo menos duas pessoas no crime, mas não descarta a hipótese de envolvimento de outros suspeitos. A análise de câmeras de segurança deve ajudar na reconstituição da fuga, já que há indícios de que os autores possam ter passado por dentro de imóveis da região.

O inquérito segue em andamento.

Advogado ilheense Marcos Flávio foi credenciado pelo conselho seccional da OAB na disputa por uma das vagas de desembargador

Após uma votação expressiva no Conselho Seccional da OAB, o advogado ilheense Marcos Flávio alcançou destaque na eleição para o Quinto Constitucional da advocacia, conquistando a segunda colocação geral no pleito realizado nesta semana, garantindo o seu credenciamento na disputa por umas das vagas de desembargador do TRT5. Além disso, o advogado foi o primeiro colocado entre os candidatos homens.

No total, 14 advogados se candidataram ao processo, mas apenas 11 foram classificados para a próxima etapa, obedecendo critérios importantes, como a paridade de gênero e a igualdade racial.

A próxima fase está marcada para o dia 9 de outubro, quando será realizada uma eleição direta com votos de toda a advocacia baiana. Dessa votação sairão os nomes que comporão a lista sêxtupla a ser enviada ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5). Em seguida, o Tribunal reduzirá a relação a uma lista tríplice, que será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá a escolha final de quem ocupará a vaga de desembargador.

Com uma trajetória reconhecida na advocacia do Sul da Bahia, sendo inclusive ex-presidente da OAB Subseção de Ilhéus, Marcos Flávio recebeu apoio expressivo da categoria, consolidando seu nome entre os mais votados. Para ele, o resultado é reflexo da confiança depositada pelos colegas de profissão.

“É uma honra representar Ilhéus e todo o interior da Bahia nesse processo. Esse resultado é fruto de uma caminhada construída com diálogo e compromisso com a advocacia”, declarou o advogado após a apuração.

O desempenho de Marcos Flávio reforça a força da advocacia do interior no cenário estadual e coloca Ilhéus e o sul do estado em evidência na luta pela boa justiça.

 

Por Jeremias Santos

Ilhéus se une em caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Ilhéus vive um grande momento de reflexão e mobilização social, nessa manhã de quarta feira (20), centenas de pessoas participaram da Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pela Frente Parlamentar das Mulheres (Câmara Municipal de Ilhéus). A ação reuniu vários grupos, servidores e comunidade, reafirmando a importância do enfrentamento coletivo a todas as formas de violência.

A caminhada teve início na Praça da Catedral São Sebastião e percorreu várias ruas do centro e terminou em frente a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal, a intenção desse ato é a resistência e esperança de dias melhores com segurança para todos, lembrando que, por trás dos números, existem vidas, histórias e famílias impactadas pela violência. Contudo, é bom lembrar que a realidade pode ser ainda mais grave, já que nem todos os casos chegam ao conhecimento dos serviços especializados
A mobilização integra as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, e reforça o papel do legislativo Ilheense na defesa dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.

A Frente Parlamentar, seguirá promovendo atividades educativas e de fortalecimento comunitário, garantindo que mulheres em situação de vulnerabilidade encontrem portas abertas e mãos estendidas quando mais precisarem.

ASCOM CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia