WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

Lula abre seis pontos sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) indica uma mudança no cenário da disputa presidencial de 2026. Em uma simulação de segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 38%, abrindo uma vantagem de seis pontos percentuais.

Com a diferença superior à margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois deixam de figurar em situação de empate técnico, quadro que vinha sendo observado nas rodadas anteriores do levantamento.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho, por meio de entrevistas presenciais realizadas em todas as regiões do país. O nível de confiança é de 95%.

Os números mostram uma recuperação do presidente em relação aos levantamentos mais recentes. Em maio, Lula aparecia com 42% das intenções de voto, contra 41% de Flávio Bolsonaro. Em abril, o senador tinha vantagem numérica, com 42% ante 40% do petista. Já em março, ambos registravam 41%, configurando empate.

Apesar do crescimento de Lula nesta rodada, o cenário segue mais equilibrado do que o observado no início da série histórica da Quaest. Em agosto de 2025, o presidente mantinha uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre Flávio Bolsonaro. Em dezembro do mesmo ano, após a confirmação da pré-candidatura do senador à Presidência da República, a diferença caiu para dez pontos.

Os dados apontam para uma disputa ainda competitiva, mas mostram que Lula retomou parte da vantagem perdida ao longo dos últimos meses, voltando a abrir uma distância acima da margem de erro em relação ao possível adversário do PL.

Mutirão “Mais Saúde, Menos Fila” em Itabuna atendeu cerca de 800 pessoas no primeiro dia

No primeiro dia do Mutirão “Mais Saúde, Menos Fila”, em frente ao CAM Itabuna, na Praça João Pessoa, Centro, foram realizados cerca de 800 atendimentos na mais importante ação que acontece até sexta-feira, dia 12. O Mutirão teve início na terça-feira, dia 9, com o objetivo de ampliar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados.

Estão sendo disponibilizadas para pacientes previamente agendados, consultas nas áreas de ginecologia, endocrinologia, urologia e cardiologia, além de exames e procedimentos, sob a coordenação e responsabilidade do Instituto Setes com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é a de que seja atendido um total de quatro mil pessoas nos quatro dias de Mutirão.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, ressalta que esta iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Itabuna na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em ampliar o acesso da população à saúde e reduzir a espera por consultas, exames e procedimentos.

“Mais do que desafogar filas, este Mutirão representa um investimento direto no bem-estar da população aproximando-a dos serviços de saúde”, destaca.

A diretora do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Annarony Céu, lembra que este tipo de iniciativa garante não só mais agilidade, como também acolhimento e qualidade na assistência à saúde.

“O Mutirão “Mais Saúde, Menos Fila” representa um passo importante no fortalecimento do atendimento à população, aproximando os serviços de quem mais precisa, e neste segundo dia estamos com uma adesão muito boa. A expectativa é de que 800 pacientes sejam novamente atendidos”, informa Annarony Céu.

A paciente Jaqueline Reis, enquanto aguardava atendimento, elogiou todo o processo até o dia do Mutirão. “Foi tudo muito rápido. Em menos de 20 dias que recebi a guia para consulta com médico ginecologista, fui chamada para ser atendida neste Mutirão”, disse.

Governo da Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em policarbonato

O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no suporte em cartão de policarbonato. O início do serviço foi marcado pelo ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.

A opção pelo modelo é feita pelo cidadão no momento da solicitação do documento e custa R$91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, se o cidadão optar pelo cartão, ainda assim será cobrada a taxa. Esta é mais uma opção disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem desejar um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva.

A Nova CIN continua sendo oferecida no formato de papel, com as mesmas informações do formato em policarbonato. A Bahia já emitiu mais de 4 milhões de documentos em todo o Estado e, em maio de 2026, foi o segundo maior emissor da CIN em números absolutos no Brasil.

A nova CIN é um documento mais seguro que tem como número único o CPF. É possível incluir outros números de documentos na CIN, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, além de condições de saúde como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais, intelectuais, grupo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos.

Marão e deputada Soane Galvão conseguem Plataforma de monitoramento para o Sul da Bahia

Por solicitação da deputada estadual Soane Galvão e do pré-candidato a deputado estadual Marão, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, estará entregando para o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Itabuna uma Plataforma de Observação Elevada (POE), um caminhão de monitoramento inteligente usado para reforçar a segurança em grandes eventos e áreas de alto fluxo para atender a toda a região.

Equipada com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas (OCR), a Plataforma de Observação Elevada permite vigilância em tempo real e detecção de foragidos, operando com tecnologia de ponta. O pré-candidato a deputado estadual Marão destacou a importância desse equipamento para garantir a segurança em toda a região, principalmente durante os grandes eventos.

A solicitação foi feita por diversas unidades de segurança do Sul da Bahia e oficializada, através de indicação, por Marão e Soane Galvão durante audiência com o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Adolfo Loyola. A unidade que chega para a região possui 9 câmeras embarcadas (5 de reconhecimento facial e 4 de leitura de placas), podendo operar com até 15 câmeras no total. Ela será utilizada em eventos como São João, carnaval, festa de Iemanjá e em pontos estratégicos.

O Centro Integrado de Comunicações de Itabuna é uma unidade estratégica da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Sua principal missão é a integração tecnológica e operacional das forças de segurança da região. Ele atua como o “cérebro” operacional da segurança pública no Sul da Bahia.

Governador Jerônimo Rodrigues presta solidariedade à ACM Neto após acidente aéreo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), manifestou apoio e solidariedade ao ex-prefeito de Salvador e adversário político ACM Neto (União Brasil), após um incidente aéreo ocorrido durante uma agenda de pré-campanha no interior do estado.

Na noite de segunda-feira (8), a aeronave que transportava ACM Neto e outros integrantes de sua comitiva apresentou problemas durante o voo com destino ao município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações divulgadas, o avião sofreu uma despressurização, o que levou à perda repentina de altitude e exigiu procedimentos de segurança por parte da tripulação.

Em vídeo publicado nesta terça-feira (9), Jerônimo Rodrigues afirmou ter recebido a notícia com preocupação e ressaltou os desafios enfrentados por candidatos e lideranças políticas que percorrem diversas regiões do estado durante o período pré-eleitoral. O governador destacou a importância de preservar a integridade física de todos os envolvidos no processo democrático, independentemente de divergências partidárias.

Na mensagem, Jerônimo desejou que ACM Neto e os demais ocupantes da aeronave estivessem bem e afirmou que a disputa política deve ocorrer por meio do diálogo e do debate de ideias. Ele também agradeceu pelo fato de o episódio não ter resultado em consequências mais graves.

Além de ACM Neto, estavam no avião o ex-ministro e pré-candidato ao Senado João Roma (PL), a deputada federal Roberta Roma (PL) e o deputado estadual Nelson Leal (PP), que integra a coordenação da pré-campanha do grupo político.

CONFIRA O VÍDEO

Ilhéus registra queda de 28,6% nas mortes violentas em 2026

Foto: Alberto Maraux- Ascom/SSP

Foto: Alberto Maraux- Ascom/SSP

Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia registrou uma queda de 20,3% dos crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em toda a Bahia. A capital baiana apresentou diminuição de 30,7%, enquanto Camaçari contabilizou queda de 41,8%, Feira de Santana fechou com redução de 12,9 e, em Juazeiro, as mortes violentas recuaram 49%. No Extremo Sul da Bahia, a Polícia registrou redução de 58,6% em Eunápolis e, na região do Médio Rio de Contas, diminuição de 28,6% no município de Jequié, assim como em Ilhéus, que também registrou uma queda de 28,6%.

“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantido um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

O Bahia pela Paz, Programa estratégico do Governo da Estado para prevenção e redução da violência letal, voltado a crianças, adolescentes e jovens, em situação de alta vulnerabilidade social, e suas famílias é uma das iniciativas que vem se consolidando e já tem contribuído para a queda dos índices de criminalidade.

Reduções de 100%

As cidades de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna apresentaram reduções de 100% das mortes violentas entre janeiro e maio de 2026. Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública resultaram em zero crime letal nos municípios.

Outras cidades

Completam a lista das 30 cidades baianas com maiores quedas de mortes violentas em 2026: Dias D’Ávila, Paulo Afonso, Santo Amaro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Camamu, Valença, Candeias, Alcobaça, Cachoeira, Iaçu, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Capim Grosso, Coaraci, Correntina e Serrinha.

Governo da Bahia realiza pagamento de nova parcela do precatório e do abono extraordinário, nesta terça-feira (9)

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Os pagamentos da nova parcela do precatório principal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do abono extraordinário destinado aos profissionais da Educação da rede estadual foram realizados nesta terça-feira (9), pelo Governo do Estado. A medida reforça a política de valorização dos educadores e reconhece a contribuição de milhares de servidores para o fortalecimento da escola pública baiana.

Nesta etapa, o abono extraordinário soma mais de R$ 103,3 milhões. Os profissionais com carga horária de 20 horas recebem R$ 719,73, enquanto aqueles com jornada de 40 horas recebem R$ 1.439,47. O benefício contempla mais de 85 mil servidores ativos e aposentados vinculados ao quadro do magistério estadual.

Já o precatório do FUNDEF é destinado aos profissionais da Educação Básica que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006, totalizando 87 mil servidores. Os valores são calculados de forma proporcional ao período de exercício e à carga horária de cada beneficiário, seguindo os critérios definidos na legislação específica.

O pagamento faz parte do processo de complementação dos recursos do FUNDEF, que antecedeu o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A iniciativa resulta de acordos e decisões judiciais que garantiram o repasse dos valores atrasados ao Estado da Bahia.

“Os pagamentos reafirmam o compromisso com os educadores e o reconhecimento à dedicação de quem contribui para a aprendizagem em todo o território baiano”, destacou a secretária da Educação em exercício, Luciana Menezes.

Santa Casa de Ilhéus desliga oito membros por violação estatutária e risco à governança

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José, anunciou o desligamento de 8 (oito) membros de seu quadro de irmãos. A decisão foi tomada durante Assembleia Ordinária realizada no último dia 28 de maio de 2026, após a constatação de práticas que violam o Estatuto da entidade e colocam em risco a transparência, a governança e a sustentabilidade financeira da instituição.

A medida ocorreu em meio à reunião de prestação de contas e avaliação dos nove meses da atual gestão. Segundo a Mesa Diretora, ficou comprovado que os integrantes desligados descumpriram frontalmente o Capítulo III, Artigo 8º do Estatuto da Irmandade.

Entre as principais irregularidades identificadas estão a existência de processos judiciais movidos pelos próprios membros contra a entidade e o descumprimento da cláusula que proíbe expressamente qualquer tipo de remuneração a integrantes da Diretoria e dos Conselhos Fiscal, Deliberativo ou Consultivo.

De acordo com a direção, tais condutas geraram conflitos de interesse, judicialização indevida e insegurança administrativa, ameaçando o patrimônio e o funcionamento do Hospital São José. A intervenção imediata foi considerada necessária para preservar a missão filantrópica da Santa Casa.

A Irmandade reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, assegurando à população de Ilhéus que o atendimento e os serviços prestados pelo hospital seguem operando com total normalidade e segurança.

Diretor da 13ª Ciretran, Alisson Mendonça destaca na Rádio Bahiana avanços no acesso à CNH

O diretor-geral da 13ª Ciretran, Alisson Mendonça, participou na última sexta-feira (5) do programa Falando Direito, da Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310, onde falou sobre os impactos das mudanças nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com Alisson, o Governo Federal havia identificado um contingente de cerca de 20 milhões de pessoas que dirigiam sem habilitação, e a nova legislação tem ajudado a regularizar esses condutores, que já possuem conhecimento prático para dirigir, mas não tinham condições financeiras de arcar com todos os custos do processo tradicional.

“O alto custo da CNH era um dos principais obstáculos para milhares de brasileiros. Dependendo do estado, o processo podia chegar a custar entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Com a possibilidade de realizar a preparação por meio de instrutores credenciados, sem a obrigatoriedade das 20 horas de aulas em autoescola, o acesso ficou mais fácil e mais barato”, explicou.

Alisson destacou ainda que, com as mudanças, o custo total para obtenção da habilitação pode cair para valores entre R$ 800 e R$ 1 mil, dependendo da realidade de cada candidato. Ele também rebateu críticas sobre uma possível queda na qualidade da formação dos novos condutores. Segundo o diretor, as provas teórica e prática continuam sendo aplicadas com o mesmo rigor de antes. A mudança não facilita a aprovação.

Ita Pedro 2026 consagra o forró como o coração da festa, com 55% da grade de artistas destinada ao ritmo

O balanço oficial detalha a distribuição dos gêneros musicais que integram a maior e mais diversificada programação da história do Ita Pedro 2026, na Arena Zé Cachoeira. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), apresenta a radiografia da programação do Maior São Pedro do Brasil. O evento contará com quase 40 atrações de peso nacional, regional e local, distribuídas em uma grade estratégica.

Assim como eu outras edições, uma das grandes marcas da festa é a valorização da identidade junina, trazendo a tradição do forró como o centro absoluto dos gêneros musicais. Nas quatro noites de festa, que vão de 25 a 28 de junho, o piseiro e o forró tradicional ditam o ritmo e a energia do público, ocupando a fatia majoritária de 55% de toda a programação. Esses números fazem jus à magnitude do Ita Pedro e provam que, embora o evento abrace a diversidade, a tradição é a base que sustenta a estrutura da festa.

Para além do protagonismo do forró, a grade foi desenhada para dialogar diretamente com as preferências do público sul-baiano. O arrocha, um dos gêneros mais queridos e aclamados pela população local, representa 25% da programação, garantindo a sofrência e a forte identidade cultural da nossa região.

Em terceiro lugar no ranking, o sertanejo chega com 17%, enquanto o eletrônico, com 3%, completa o ecossistema da festa, atraindo públicos de diversos segmentos e de várias partes do país. Essa integração de ritmos populares enriquece o Maior São Pedro do Brasil sem descaracterizar suas raízes.

O Ita Pedro 2026 prova que é possível ser gigante, moderno e plural, mantendo a essência viva. De 25 a 28 de junho, todas as vozes e ritmos se encontram em Itabuna, mas é a sanfona quem dita o compasso do maior e melhor São Pedro do país.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia