A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) chama a atenção da população para a guarda do cartão de vacinação, visto que o documento comprova a administração das doses contra a Covid-19, além de constar informações sobre o imunizante utilizado e a data da aplicação, dados cruciais para controle dos vacinados em Ilhéus.

A Sesau ressalta que o cuidado com o cartão de vacinação é de responsabilidade do usuário e deve ser o mesmo dispensado a outros documentos, visto que a sua perda compromete a eficácia e dificulta o serviço prestado pelo Município. Sem a comprovação, a pessoa pode deixar de tomar a dose no prazo correto ou ainda receber nova dose sem necessidade.

A imunização é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e manter o cartão atualizado é primordial para que as equipes de saúde possam acompanhar o histórico de imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Vacinação infantil – A primeira dose da vacina contra a Covid-19 já começou a ser aplicada em crianças a partir dos 6 meses até 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. A imunização da nova faixa etária é realizada com a Pfizer Baby.

O serviço está disponível na UBS Sarah Kubitschek, às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, e na UBS Euler Ázaro, UBS Hernani Sá e CAE III (antigo Sesp), às quartas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, no período da manhã.

Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos mencionados munidos do Cartão do SUS ou CPF e do cartão de vacinação da criança.

Dose adicional – A Prefeitura segue com a aplicação da 5ª dose exclusivamente para imunossuprimidos. Estão aptas a tomar o imunizante pessoas maiores de 18 anos que receberam a 4ª dose há pelo menos quatro meses. O público deve comparecer às unidades de saúde previamente informadas, conforme horário de funcionamento das salas de imunização.

É indispensável a apresentação do documento de identificação com foto e do cartão de vacinação.