
“SE NÃO REALIZAR PROVA DE VIDA, O BENEFÍCIO PODE SER SUSPENSO”, DIZ GERENTE DO INSS DE ILHÉUS EM ENTREVISTA A RÁDIO BAHIANA

Eduardo Fernandes gerente do INSS Ilhéus, foi o convidado dessa segunda (7).
Na edição dessa segunda-feira (7), Eduardo Fernandes, gerente da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Ilhéus, foi o convidado do Programa Na Boca do Povo, na Rádio Bahiana AM1310. Na oportunidade, Eduardo chamou a atenção de aposentados e pensionistas a efetuarem a prova de vida, que voltou a ser obrigatória.
A exigência da Prova de vida estava suspensa desde maio de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e não causava a suspensão do benefício, contudo, com o retorno da obrigatoriedade desde o dia 1.º de junho, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso. ” Quem for receber no mês julho, e não realizar ou não ter realizado a prova de vida no ano de 2020, vai ter o seu benefício suspenso” disse Eduardo.
Atualmente existem várias maneiras de realizar a prova de vida, pode ser feita na agência bancária onde o aposentado ou pensionista recebe o pagamento e também via aplicativo MEU INSS.
Se for realizar a prova de vida na agência bancária, aqueles que tiverem a biometria cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, caso não tenha, é necessário ir à agência bancária com CPF e documento com foto.
Questionado pela apresentadora Jacqueline Mendes de como pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção podem realizar a prova de vida, o gerente da agência do INSS de Ilhéus, Eduardo Fernandes, explicou que o responsável pelo cidadão pode solicitar através site Meu INSS, um formulário para realização da provada de vida “Existe um formulário do INSS, não precisa ter firma reconhecida, basta você cadastrar essa procuração no sistema, apresentando CPF e RG do assegurado e do procurador, a própria procuração, um formulário de responsabilidade e um atestado médico”, explicou.
Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020.
Os beneficiários com dúvida sobre a realização da prova de vida podem buscar atendimento pela Central 135.